segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ana Clara com Icterícia..='(

Gente minha irmã me ligou agora dizendo que a Ana Clara voltou para o Hospital porque está com icterícia eu sinceramente estou so num pânico... Vou lá daki a pouco ver a princesinha.. Ohh Jesus, da até uma vontade de chorar.. :'(
Minha irmã me ligou tão triste, chorando... Oh Jesus... Protege a pequena Ana Clara...

Amigas estou aqui com fé pedindo a Deus que proteja a princesinha... Orem por ela...
Um ser tão pequenininho...

Um pouco sobre a Icterícia...

Bebê amarelado: é icterícia

Conhecida também como amarelão, a icterícia neonatal é uma alteração fisiológica, isto é, normal, na coloração da pele e branco dos olhos dos recém-nascidos, deixando o bebê amarelado.

A cor amarelada do bebê acontece pelo excesso de bilirrubina no sangue, pigmento de cor amarelada, produzido normalmente pelo metabolismo das células vermelhas do sangue. O excesso acontece pela dificuldade do fígado em capturar toda a quantidade de bilirrubina produzida, acumulando no sangue.

Esse tipo de icterícia não é considerado doença, atinge em torno de 50% dos bebês nascidos no tempo certo, sendo ainda mais freqüente nos prematuros. A cor amarelada aparece no segundo ou terceiro dia de vida primeiramente no rosto, depois vai aumentando para tórax, abdome e finalmente as pernas. As fezes e urina permanecem com coloração normal.

Na maioria das vezes regride espontaneamente em torno do décimo dia de vida do bebê, sendo importante o banho de sol pela manhã ou a tardezinha, pois a luz ajuda na eliminação da bilirrubina.

Banho de luz - Se a icterícia atingir um nível muito alto, será preciso que o bebê faça fototerapia ou banho de luz. A criança fica em um berço com uma fonte de luz que converte a bilirrubina impregnada na pele e nas mucosas em outra substância deixando a pele do bebê com coloração normal.

Esse tratamento é muito comum em prematuros e em bebês que a icterícia não desaparece espontaneamente. O aumento da bilirrubina acima de certos limites pode acumular-se no cérebro trazendo danos irreversíveis ao sistema nervoso, prejudicando o desenvolvimento do bebê. Portanto, cuidado redobrado, mamãe.

Existem outros tipos de icterícia que são mais graves e requerem mais atenção. Há a icterícia por incompatibilidade de grupo sanguíneo, que é a forma mais grave e aparece logo no primeiro dia de vida.

Acontece quando a mãe tem anticorpos que destroem as hemácias (componente dos glóbulos vermelhos do sangue) produzindo bilirrubina, ocasionando a icterícia. O tratamento depende do nível de bilirrubina e peso do bebê, podendo ser o banho de luz ou a exsangüinotransfusão (retirada de todo o sangue do bebê e a sua substituição por outro sangue, sem bilirrubina).

A icterícia pode estar relacionada também ao aleitamento materno, as causas são desconhecidas, podendo ser por que componentes do leite materno reduzem a excreção da bilirrubina. O tratamento pode ser a interrupção do aleitamento por 1 ou 2 dias ou o banho de luz.

São raras as vezes em que o acúmulo de bilirrubina seja grande que cause acúmulo no cérebro ocasionando prejuízos. A grande chance de isso ocorrer será se a mamãe não procurar um médico quando o amarelão do bebê for muito intenso ou em prematuros muito graves.

A icterícia não é uma alteração para maiores preocupações. O ideal é ficar de olho e a qualquer dúvida procurar o pediatra do bebê.

Dicas

Se as fezes e urina do bebê estiverem com coloração diferente procure imediatamente um médico.

O banho de sol até as dez da manhã e depois das quatro da tarde é muito importante.

Lembre-se sempre que o aleitamento materno é sempre o melhor para o bebê. Só o interrompa com recomendação médica.

UM GRANDE BEIJO A TODAS...

5 comentários:

  1. Poxa amiga não fica assim não! Minha irmã tem 2 aninhos e ao nascert ambém teve,ela precisou ficar uns dias a mais pegando uma luzinha no corpinho e protegendo os olhos, hoje ela é mega saudável, uma bebezona... vai ficar tudo bem sim! Dê uma forcinha pra sua irmã... Beijos que Deus abençoe vcs!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, força...vamos colocar nas mãos de Deus, ele sabe tudo, mais do q nós mesmas...
    Força, estamos juntas com vc
    bjinhus e esperamos por noticias da Ana Clara

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Primeira vez que venho conhecer seu cantinho.

    Parabéns pela princesinha. Esse mundo é uma delicinha né??

    Tb tenho uma menininha, ela tem 2 meses e se chama Ana Clara.

    Sobre a ictericia da Ana Clara dai rs, fica calma q já já ela estsrá 100% ótima.

    Um gde beijo.

    Ahhh adorei a foto do outro post, me arrependo de não ter tirado nenhuma foto desses momentos estica e puxa.

    ResponderExcluir
  4. Olá Deyse! Que bom que gostou do meu blog! :)
    Vou te seguir também, ta?! Qualquer dúvida ou curiosidade sobre a gravidez pode perguntar, ta bom?!
    Sua sobrinha vai melhorar, não se preocupe!
    Beijosss
    E boa gestação para vc!
    Gaby

    ResponderExcluir
  5. Deyse, tenha fé que logo logo isso passa. ´Sei que é difícil ficar calma num momento desses, principalmente sua irmã, mas com um acompanhamento médico e banho de sol, logo ela ficará boa :)
    bjs.

    ResponderExcluir